Como produzir/gravar videoaulas?
A tecnologia digital atual, tanto de gravação de vídeo como de transmissão pela internet, gerou um amplo mercado de ensino à distância, conhecido também como EAD. Que é constituído de cursos disponíveis online. Muitos deles hoje produzidos em estúdio chroma-key em SP, técnica para aplicação de cenários virtuais.
Um curso online favorece a vida do estudante assim como a do professor, porque reduz deslocamentos e gera economia de dinheiro e de tempo.
A melhor maneira de começar é produzir bem os vídeos, com qualidade técnica e também apresentar excelente conteúdo, de forma didática e de fácil compreensão.
Primeiro é preciso definir o conteúdo que se pretende ensinar e quais objetivos deseja-se alcançar. Ensinar significa que alguém deve aprender e que o assunto seja útil e de interesse das pessoas, para que elas possam aplicar esse conhecimento em sua vida profissional, pessoal e ou acadêmica.
Depois, é preciso transformar esse conteúdo didático em um roteiro de vídeo para cada aula. Cada roteiro será uma aula a ser gravada. E de preferência que seja de forma simples, direta, objetiva e, principalmente, agradável para ver, assistir e entender.
A criação do roteiro do vídeoaula definirá e dará as diretrizes do formato que terá o vídeo depois de pronto. Por exemplo, o vídeo deve ser constituído de excelente apresentação por um “professor ou professora”, que tenha ótima dicção e imagem, para que passem uma agradável impressão ao aluno, facilitando o aprendizado desejado.
Em seguida, é só gravar em um estúdio sem ruído ambiente, com boa iluminação planejada para a cena, e bons equipamentos de captação de imagens. Hoje, mesmo as câmeras semiprofissionais são excelentes. Mas lembre-se, o áudio é tão importante quanto a imagem. O áudio deve ser captado com rigor técnico, sem ruído e no nível correto para evitar distorções e não ficar excessivamente baixo e sem qualidade.
Porém, colocar somente o “professor-apresentador” falando não basta. É preciso ilustrar o vídeo-aula com imagens, ou animações, ou mesmo desenhos e fotos que apoiem a compreensão do tema da aula. Por que? Porque o objetivo final e ensinar de forma simples e didática.
Não se pode esquecer que o cenário, figurino e maquiagem contam muito para aumentar a qualidade da apresentação e da apreensão da aula. Mesmo que sejam simples, mas que sejam de bom gosto.
Lembre-se que todo o material gravado será depois editado e receberá o apoio ilustrativo de imagens que vão dar suporte às informações dos temas da aula.
No processo de edição do vídeo muitas coisas podem ser melhoradas e corrigidas. Um bom produto exige um acabamento primoroso, e quem ganha é o aluno, e quem leva os aplausos e o selo de qualidade são os autores e o vídeo-aula, gerando assim mais confiança dos alunos.