Como montar um estúdio?
HOME ESTÚDIO - é uma onda que surgiu com o advento da comunicação digital e da internet e se espalhou pelo mundo. Todas as pessoas tem algo a dizer, a opinar, a ensinar, a mostrar em termos de criação artística, e querem passar o seu recado publicamente.Porém, para montar um estúdio caseiro com o mínimo de qualidade de imagem e áudio vai exigir um pequeno planejamento.
ESCOLHENDO O ESPAÇO – Se for em um apartamento ou casa, é importante escolher o ambiente maior, desde que todos concordem. Este ambiente tem de ser o menos ruidoso possível, senão todo o áudio ficará carregado do barulho ao redor, seja da rua ou do vizinho. Se for possível, você terá de fechar e vedar todas as janelas na hora de gravar. É preferível montar o estúdio caseiro em uma garagem de uma casa, quando houver essa condição.
O CENÁRIO – Capriche no cenário. Um cenário simples, porém criativo cai bem em um estúdio caseiro. Faça a opção por um cenário clean, sem muitos elementos, para evitar poluição visual. Por ser caseiro, é claro que o fundo principal será a própria parede do ambiente. Neste caso, seria legal pintar a parede de acordo com o tema do seu vídeo, e aí entra sua criatividade, adequada ao conteúdo que você pretende transmitir. Gaste alguns trocados e coloque –distante da parede pintada- um elemento decorativo para gerar um segundo plano visual entre a pessoa e o cenário. Feito isso, agora é partir pra iluminação.
EM PÉ OU SENTADO - Antes, decida se vai gravar o apresentador (ou personagens) em pé ou sentado. Se for sentado, vai precisar de uma poltrona que combine com o cenário. Lembre-se que os objetos do cenário devem ser simples, sem rebuscamento.
ILUMINAÇÃO PARA O ESTÚDIO CASEIRO – É importante entender que a iluminação do pequeno estúdio caseiro tem de ser feita com refletores que não consumam energia como a de um chuveiro, para não derrubar a energia geral. Portanto, só poderá utilizar luz fria de baixo consumo, do tipo fluorescente, ou luz de LED, há uma infinidade delas no mercado. Importante, deve ser montável em tripé próprio para esse tipo de refletor, porque não há como pendurar no teto do imóvel. E lembre-se de não perturbar os vizinhos, uma boa relação com a vizinhança já vai ser um sossego na hora em que for gravar o seu vídeo.
CHROMA KEY – Caso haja um pouco mais de condições técnicas na produção, há a opção de usar o recurso de cenário virtual, que é aplicado depois, durante a edição do vídeo. Neste caso, durante a gravação, usa-se a técnica do Chroma Key em estúdio, que é o uso de uma cor aplicada na parede do cenário caseiro. Existem duas cores utilizadas, o verde e o azul, própria para Chroma Key. Mas antes de adotar esta opção é melhor estudar mais sobre a técnica do Chroma Key, porque vai exigir uma iluminação mais cuidadosa e uniforme no cenário-verde, para poder recortar depois na edição a cor verde ou azul e substituí-la por um cenário virtual.